sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Valentine's Day


Ahhh o amor.... 
Passo hoje para lembrar que é Valentine's Day!
Isso mesmo, lembrar. Com tantas rede sociais, sites e programas de TV que existem por aí, é muito muito muito difícil mesmo que você nunca tenha ouvido falar que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de Fevereiro pelos países do hemisfério Norte.
Você pode até não lembrar da data, mas já deve ter ouvido falar sobre isso. Então não vou ficar aqui contando algo velho como se fosse breaking news (notícia de última hora).

Mas o que muita gente não sabe... 

...é a origem desse dia, até porque tem milhares de contos relacionados à criação do Valentine's Day. Não dá pra saber qual é o verdadeiro.
O que mais me marcou foi o conto que li no Wikipédia que relata que o Imperador Cláudio II proibiu casamentos durante as guerras porque achava que combatentes solteiros eram os melhores. Mas Sâo Valentim desacatou suas ordens e realizava casamentos clandestinamente. Ao ser descoberto, foi preso e condenado à morte. Encarcerado, recebia bilhetes de jovens que acreditavam no amor. Depois, ele se apaixonou pela filha cega do carcereiro e a curou, fazendo-a enxergar de novo. No dia de sua execução, 14 de Fevereiro, ele entregou à sua amada uma carta de amor assinada "Your Valentine".
Virou tradição entregar um cartão declarando seu amor assinado "Your Valentine". Até hoje fazem isso.

E até hoje, "valentine" também é sinônimo de namorado ou namorada. Quer ver?
















"Now every February you'll be my valentine, valentine."
(Agora todo Fevereiro você será meu namorado, namorado"















"Ill be your best friend, and you'll be my valentine"
(Eu serei sua melhor amiga, e você será meu namorado)


A data, inclusive, acabou virando tema de filme de terror, mas não teve uma boa bilheteria e nem agradou à crítica. O nome original é "Valentine", mas foi traduzido para o Brasil como "O dia do terror". Na minha opinião, o filme é bacana, e tem muitos do mesmo gênero bem piores.


Há ainda outros filmes com o mesmo tema (Dia dos namorados macabro, Idas e vindas do amor, etc.), porém não vou entrar em detalhes.


Mas não precisamos de uma data específica para dizer que amamos alguém, né? Então aproveite a data (mesmo que você esteja no Brasil) e entre no clima do Valentine's Day

See ya!


Nenhum comentário:

Postar um comentário