domingo, 1 de maio de 2016

Como é o Dia do Trabalho nos EUA? (Labor Day)

Olá, meu caro brasileiro que está sentado aí no conforto da sua casa neste dia de feriado (1º de maio - Dia do Trabalho no Brasil). Assim, como já fiz várias outras postagens sobre feriados nos Estados Unidos, como Páscoa, Semana Santa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal e Ano Novo, eis que chego hoje para falar de nós, trabalhadores, e nosso merecido dia de descanso!

Afinal de contas, como é o Dia do Trabalho nos EUA?

Primeiro de tudo, o nome em inglês é "Labor Day". E caso, você não saiba, "labor" também significa "trabalho", ou você acha que só existe "work"?


Outra coisa que você precisa saber é que este feriado é comemorado na terra do Tio Sam num dia diferente do que os brasileiros estão acostumados. Comemora-se o Labor Day na primeira segunda-feira de setembro.

O motivo dessa comemoração se dá ao fato os Estados Unidos reconhecerem a contribuição social e econômica dos trabalhadores para o país. É um dos feriados mais importantes e é considerado oficial, portanto nem os órgãos governamentais funcionam neste dia. Além de ser tradicionalmente festejado com desfiles, discursos, churrascos e piqueniques. 

Um pouco da história americana

O primeiro "Labor Day" foi comemorado numa terça-feira, dia 5 de setembro de 1882 em Boston, mas não foi nada oficial. Com o passar dos anos, a ideia foi se espalhando, principalmente por causa do movimento operário que queria reivindicar direitos e melhorias nas condições de trabalho. Tanto é que "Labor", em seu sentido completo, se refere a um trabalho pesado, com grande esforço; principalmente físico.
Nem preciso contar que depois disso o feriado se tornou oficial, né? Okay, mas vou contar que foi comemorado nacionalmente pela primeira vez em 1894 depois de muitas mortes de trabalhadores e brigas por direitos (como sempre, isso faz parte da história da humanidade).

Agora que você já conhece um pouco mais da história desse feriado, por que não compartilha com seus amigos? E qualquer coisa que queira acrescentar, deixe seu comentário logo abaixo. Vou adorar ler e responder.

See ya!



Nenhum comentário:

Postar um comentário