domingo, 30 de março de 2014

Milha Terrestre e Milha Náutica – Qual a diferença?



No curiosity #14, vimos que os nativos da língua inglesa usam as milhas (miles) para medir a distância de um lugar para o outro. 
Mas venho aqui fazer uma observação hoje. A milha comentada nesse texto da página Curiosities é a terrestre, ou seja, medida feita acima do solo.
Caso não saiba, a milha também é usada nos mares e oceanos, mas nesta ocasião o seu valor de medida é diferente da terrestre, sendo chamada de milha náutica ou marítima.


Vamos entender isso um pouco melhor



A unidade mile usada em solos é uma unidade de comprimento que era utilizada pelo exército romano que correspondia a 1000 passos. O valor equivalente a isso seria 63.360 inches (polegadas), que é aproximadamente 1.609,34 metros (ou 1,609 Km).
Já a milha marítima é uma determinação científica. A Terra tem um formato de circunferência, então qualquer linha que a envolva terá 360 graus. Como a linha do Equador mede aproximadamente 40.000 Km, dividiu-se esse perímetro por 360 e depois por 60. Chegando assim ao valor arrendondado de 1 Nautical mile = 1852 metros (ou 1,852 quilômetro).
Então não confunda as medidas, ok? Os valores são diferentes e vai dar uma enorme diferença ao fazer uma conversão errada.
Esse foi só um PLUS para ampliar seu conhecimento.
E por hoje é só.

See ya!



Nenhum comentário:

Postar um comentário