quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Não chame seu professor de "teacher"!

"Como assim?" Aposto que você pensou isso quando leu o título da postagem, né? Muitos alunos meus me chamam ou já me chamaram de "teacher" alguma vez, e isso não tem nenhum problema para mim, visto que eu sou brasileiro e nossa cultura é diferente das culturas dos países que têm o inglês como o idioma nativo.
Entenda que esse hábito tão comum e genuíno para nós pode acabar causando confusão, além de se passar por rude e ofensivo.


Entenda aqui o porquê!


Para eles, "teacher" não é vocativo. Não lembra o que é vocativo? Olha a aulinha de português hein! Resumindo, vocativo é termo que usamos para chamar o interlocutor numa oração. Exemplo: "João, venha aqui!" ou "Menina, para de fazer isso". Nesses exemplos, "João" e "menina" são vocativos porque fizemos usos deles para chamar o interlocutor.
Entendido isso, saiba que se virar para seu teacher e dizer "teacher, me ajuda aqui, por favor?" soa desrespeitoso. Afinal de contas, você não chama "diretora da escola, posso falar com a senhora?", "recepcionista, onde fica o banheiro?" ou pior ainda "aluno, você não fez a segunda chamada da prova". Ninguém trata as profissões ou ocupações como vocativo, por que com o professor tem que ser diferente?
Para os gringos, fica subentendido que você não se importa nem de decorar o nome do professor. Parece falta de consideração. 
Eu, como professor, posso até demorar um pouco mas decoro o nome de todos os meus alunos; por que os alunos não devem fazer o mesmo? Ou você gostaria de ser chamado de "aluno" no lugar do seu nome como eu citei ali acima?


E como devemos chamá-los?

De "Mr." ou "Mrs." mais o sobrenome. Como por exemplo: "Mr. Smith, can we hand in our assignments tomorrow?" ou "Mrs. Adams, we're finishing our project".
Lembrando que isso aqui não é a minha opinião, mas sim o costume de outra cultura de outros países. Então, eu só expressei o que eles consideram como respeitoso ou falta de respeito. 
Mas conta aí, você já sabia disso? Já chamou muito o seu professor de inglês de "teacher"? Você concorda com esse pensamento? Deixa um comentário abaixo e compartilha com um amigo essa informação! Te vejo no próximo post.

See ya!


Nenhum comentário:

Postar um comentário