quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Natal nos EUA (E Elementos Natalinos em Inglês)

"Jingle bell, jingle bell, jingle bell rock... jingle bells swing and jingle bell rings". 
Heee já entrando em clima de Natal é que começo o nosso post de hoje.
Gente, eu sei. Musiquinhas natalinas tradicionais são muito clichê, mas desde quando existe Natal sem clichê? 
Falando agora do post em si, eu resolvi fazer um combo e falar um pouco do Natal nos Estados Unidos e junto a isso, citar os elementos natalinos e suas respectivas traduções, como eu fiz no dia de Halloween.
Então, se você não lembra desse post dos elementos do Halloween, dá uma olhada aqui.

Mas falando do que realmente interessa: como é o Natal nos Estados Unidos? Bem, o que posso dizer é que é frio! Muito frio! Enquanto no Brasil, e para ser mais específico, no Rio de Janeiro é um calor dos infernos (odeio verão e calor!!!), nos países do hemisfério norte é o auge do inverno. É sempre assim, os países do hemisfério sul sempre estão na estação do ano oposta a do hemisfério norte; então se no Brasil é verão, nos EUA é inverno; se no Brasil é primavera,
nos EUA é outono; e por aí vai. Por que isso? Por causa dos movimentos que a Terra faz ao redor do Sol e blá blá blá, ou seja, não sou professor de Geografia e estou explicando por alto mesmo.
O que estou querendo dizer é que aquelas coisas que você já cansou de ver em filmes (Esqueceram de mim, por exemplo), com as calçadas cheias de neve, todo mundo cheio de agasalhos... então, é tudo bem assim mesmo.


Ok, e mais o que?


Bem, o clima natalino para os americanos começa antes do clima natalino brasileiro. Lá para Outubro e Novembro, começam a colocar enfeites e as lojas colocam as musiquinhas de final de ano.
E a noite de 24 de Dezembro é aquela famosa tradição de reunir família para jantar, trocar presentes, rever uma parentada que você só encontra uma vez no ano e sempre rolar um indivíduo disposto a fazer a piadinha do pavê (pelo menos, no Brasil). Ou seja, nos States não tem nada muito diferente do Natal brasileiro além da neve, dos chaminés, da meias penduradas nos chaminés, dos bonecos de neve... Ou pensando bem, será que devo considerar tudo diferente?

Mas falando sério agora,..
...tanto o Natal como o Thanksgiving Day (releia o post aqui), que são feriados nacionais, têm um valor muito grande para os americanos, pois é a oportunidade de pais e filhos se verem, e parentes de modo geral se encontrarem. Por que isso tem um valor maior para eles? Porque nos Estados Unidos é basicamente regra você sair de casa quando termina o ensino médio. É como um grito de independência do tipo "agora estou maior de idade e TENHO que me virar sozinho". Nisso, muitos jovens vão para faculdades em outras cidades ou estados e acabam se mudando de vez. Com isso, os americanos cortam o "cordão umbilical" ao contrário dos brasileiros, que muitos se casam mas continuam morando perto dos pais. Então reunir a família para eles num feriado é algo importante. Sem contar que a maioria americana é cristã, portanto, nem preciso dizer que o Natal não é apenas um feriado e sim a celebração mais importante do calendário.


E as comidas

Rola um peru básico (o famoso "turkey"), que nem no Brasil. Mas pode ser que você veja gente cozinhando peixe e até carneiro. Assim, como no Thanksgivng, tem tortas tipicamente americanas, como a torta de abóbora (pumpkin pie).
Rola também saladas, bolos, pães doces. Ou seja, não é idêntica à culinária do natal brasileiro, mas também não é nada de outro mundo.
Então, vamos agora aos elementos natalinos:



Christmas Tree - Árvore de Natal



Stocking - Meia que se pendura na lareira


Sleigh - Trenó


Reindeer - Rena


Santa Claus - Papai Noel


Gifts - Presentes




Snowman - Boneco de Neve



Chimney - Chaminé


Turkey - Peru



Christmas Eve - Noite de Natal



Secret Santa - Amigo Oculto ou Amigo Secreto


Antes de fechar a postagem, eu só queria fazer duas observações.
A primeira é que, apesar de não ter nada a ver com português, Papai Noel em inglês é Santa Claus. Muita gente já sabe disso mas o que muita gente não sabe é que a origem desse nome em inglês se deve a verdadeira origem do Papai Noel, a história de São Nicolau. Então, aí dá pra deduzir o porquê do "Santa" no nome.
E a segunda observação é que aquela brincadeira de sortear um amigo e presenteá-lo sempre foi chamada de "Amigo oculto", pelo menos no Rio de Janeiro. Sempre conheci por esse nome. De uns anos para cá, que tenho ouvido muito o termo "Amigo Secreto". Não sei se isso veio de outro estado brasileiro ou se os brasileiros "portugueisaram" o "Secret Santa". Eita mundo globalizado. Se alguém souber de algo relacionado a isso, comente aí embaixo.

Então galera, o que desejo a vocês e suas famílias é um excelente Natal. Uma noite de muita harmonia para todos nós.
E se você tem algo a acrescentar, uma observação a fazer, uma informação a compartilhar ou até mesmo uma história para contar de um Natal que tenha passado nos Estados Unidos, não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo.

Merry Christmas!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário