terça-feira, 22 de março de 2016

O que significa GAP?

Devido a essa marca de casacos bastante conhecida, muitos alunos me perguntam "o que significa gap?". No começo, eu explicava apenas o significado da palavra "gap" em si, e pra ser sincero, não entendia o que isso tinha a ver com casaco.
A fim de me informar e passar a explicação correta, fiz uma breve pesquisa na internet. E com isso, resolvi postar aqui no Blog pra ajudar, não só meus alunos, mas todos que acessarem o EFBP.
Então, vamos por partes. Primeiro, vou explicar o significado da palavra, e depois o significado da marca e sua possível origem.


Definição da palavra

"Gap" significa vão, espaço ou qualquer buraco que exista entre dois espaços. Se você andar de metrô, principalmente, você vai ver a seguinte a frase escrita no chão "Mind The Gap", inclusive aqui no Brasil. Não sei em outros estados e cidades, mas no Rio de Janeiro, tem até áudio dentro do metrô com uma mulher falando "Mind the gap between the train and the platform. Your safety also depends on you. Thanks!" (Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma. Sua segurança também depende de você. Obrigada!). Okay, eu ando muito de metrô!
Outras definições para essa palavra são:

- Pode significar "diferença" entre dois grupos de pessoas, situações ou classes sociais.
Ex.: The gap between rich and poor is increasing. (A diferença entre rico e pobre está crescendo)

- Pode ser também um "intervalo" de tempo gasto fazendo algo. 
Ex: After a gap of five years, John decided to go back to work. (Depois de um intervalo de cinco anos, John decidiu voltar a trabalhar)

- Economicamente falando, também pode se referir a diferença entre o valor real de algo e o valor previsto. Algo como uma margem de erro ou coisa do tipo

Resumindo: explicar isso em sala de aula era complicado, viu?



Definição da Marca

Portanto, fazendo minhas pesquisas online, descobri que a marca GAP surgiu na década de 60, e que foi nesse mesmo período que surgiu a expressão "generation gap" (geração gap). Em outras palavras, essa expressão se referia ao conflito de gerações entre os mais jovens e os mais velhos na época. Então, baseado nisso, foi inventada a marca.
Já outros dizem que o nome seria uma junção de "Gay Proud" (Orgulho Gay), mas eu acho que essa explicação tem menos chances de ser verdadeira, já que não vejo nenhuma ligação entre os fatos.

Enfim, agora quando você ver um casaco GAP ou ler a mensagem no chão do metrô ou trem, você já vai saber do que se trata.
Espero que tenham gostado da postagem. Qualquer coisa, só deixar um comentário abaixo.

See ya!


Nenhum comentário:

Postar um comentário