segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Vocabulário de Internet em Inglês: Tudo que você precisa saber para ficar por dentro!

Mais uma postagem da categoria "Vocabulário sobre determinado tema" (que eu adoro fazer!). Hoje vamos falar daquela coisa que está se tornando cada vez mais indispensável na vida da sociedade contemporânea: a Internet!
A própria web em si já tem vários nomes e termos que usamos em inglês, mas hoje vou mais fundo. Vou falar de coisas que podem acabar fazendo você pagar mico se não souber falar direito. Então, podemos começar?


1) Dot = Ponto

Lá atrás, na Curiosity #8 (releia aqui), eu falei de pontuações e fiz uma breve explicação no fim da postagem mostrando que "ponto final" se diz "period", mas "ponto da web" é "dot". Por exemplo, quando vocês forem dizer o endereço aqui do EFBP para seu amigo, vocês vão dizer: 
englishforbrazilianpeople - dot- com 



2) At = Arroba

Isso mesmo! Sabe aquela preposição "at" que meus alunos amam pois eles nunca sabem se usam "at", "in" ou "on"? Pois então, é esse mesmo "at" que usamos para falar de "arroba" de internet (e não a unidade de medida de massa). Portanto, se vocês forem dizer para seus amigos o e-mail aqui do Blog, vai ficar assim:
englishforbrazilianpeople - at- gmail - dot - com (englishforbrazilianpeople@gmail.com)


3) Browser = Navegador

Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome: todos eles são browsers. Afinal, what browser do you use? I use Google Chrome. I love it!


4) Search Engine = Ferramenta de busca

Se você não conhecia meu blog antes, provavelmente passou a conhecer por causa da "Search Engine" mais famosa, que é a que mais gera tráfego para mim: Google!



5) Social medias = Redes sociais

Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Linkedin e por aí vai. Afinal de contas, as "social medias" tomaram conta da internet. Muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha, pelo menos, um facebook ou whatsapp.
Só um detalhe, a pronúncia das redes sociais em inglês é diferente da forma "portugueisada" que nós falamos. Então, fiquem ligados para não dar mole!


6) User-friendly = Fácil de mexer


Sabe aquele aplicativo, dispositivo ou programa com uma template simples e muito fácil de mexer? Então, isso é o que chamamos em inglês de "user-friendly", que em tradução livre quer dizer "usuário amigável"; algo bem nesse sentido mesmo, como um "programa amigável". Exemplo:
- Download this app! It's user-friendly. (Baixe esse aplicativo! Ele é fácil de mexer.)


7) Google = Pesquisar no Google

Pois é, caros leitores. Se você olhar num dicionário em inglês, achará a palavra "google" e como seu significado "procurar", "pesquisar". Mas nesse mundo de hoje em dia, isso já virou algo do tipo "pesquisar no Google". Exemplo:
- I've read that eating steak well done is not healthy. You can google it! (Eu li que comer bife bem passado não é saudável. Você pode pesquisar - no Google)


Termos como site, website, email, windows e etc., eu não me dei ao trabalho de listar ali encima, pois são palavras que usamos em inglês mesmo e sabemos sobre o que se referem.
E aí, tem algo para comentar? Fique à vontade para utilizar o espaço aqui embaixo. Vou ficar muito feliz de ler algo a respeito do assunto.

See ya! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário