quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

"Happy Christmas" ou "Merry Christmas"? O que significa "Xmas”? - Postagem de Natal

Ho ho ho, meus queridos leitores! Véspera de Natal é muito bom! Comer coisas gostosas, ganhar presentes (se você for criança, principalmente) e por aí vai. Não poderia deixar esse "Christmas evening" passar em branco.
Ano passado, caso você não tenha lido ou não lembre, eu fiz uma postagem sobre o Natal nos EUA e termos natalinos em inglês, e que ficou muito bom e informativo, modéstia parte. Se quiser dar uma conferida, clique aqui.
Mas esse ano, eu fiquei pensando: "Eu não posso deixar passar em branco, mas também não posso repetir a postagem". Então resolvi comentar algumas curiosidades que eu não tinha comentado na postagem de 2014. 


Qual é o certo: "Happy Christmas" ou "Merry Christmas"?


Ou então, eu já ouvi também "Happy Christmas está errado?". Bem, eu acho que no Brasil estamos mais acostumados a ver escrito em lembrancinhas de Natal "Merry Christmas". Pelo menos, onde eu nasci sim.
A questão é que ambas estão corretas. "Merry" quer dizer "agradável", "alegre", "animado" e "Happy" quer dizer "feliz". Ou seja, tanto faz um ou outro que dá no mesmo.

O que significa "Xmas"? Quando usar?

"Xmas" é, na verdade, um modo informal de escrever "Christmas", assim como escrevemos "U" no lugar de "you", "R" no lugar de "are" e etc.
Mas, há informações que seria uma forma de retirar "Christ" (Cristo) da palavra "Christmas", uma vez que o Natal perdeu seu real significado, deixando de lado o fato religioso e focando mais no comércio como presentes e comidas. Portanto, os religiosos que consideraram isso uma afronta a Cristo, resolveram "renomear" o Natal, como "Xmas" há sei lá quantos anos atrás.
Seja lá qual for o verdadeiro motivo, o importante é que se você ler ou escrever "Happy Christmas" ou "Happy Xmas", ou até "Merry Xmas" dá tudo na mesma. 

Pra fechar

Queria desejar a todos um Feliz Natal e que tenhamos uma agradável (merry) e feliz (happy) noite!
Qualquer coisa, só deixar um comentário abaixo.


Happy and Merry Chritmas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário