sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Halloween nos EUA: como surgiu e como é realmente

Ah... o Halloween! Como eu adoro esta data. Não me pergunte porquê mas sempre gostei desde criança. E hoje falarei aqui um pouquinho sobre a origem do tão famoso "Dia das Bruxas" e como é a sua celebração.
Na verdade, esse termo "Dia das Bruxas" é usado somente por nós, nativos da língua portuguesa. Acredita-se que o termo "Halloween" é derivado de "Hallow Evening", que significa "Noite Sagrada". Posteriormente, encurtou-se para "Hallowe'en", para mais tarde virar o termo que conhecemos hoje em dia.

Mas por que Hallow Evening?




A origem desse nome se deve mais à religião. Dia 1º de Novembro é o chamado "Dia de Todos Os Santos", e acreditava-se que a noite de véspera a esse dia era a tal noite sagrada, ou seja, a noite de 31 de outubro. Daí surgiu essa comemoração.
Tanto é que, no Brasil, comemoramos o dia de Finados (2 de Novembro) um dia após ao Dia de Todos Os Santos.

Como é comemorado hoje em dia nos EUA?

Bem, o Halloween não é comemorado somente nos Estados Unidos. Outros países de língua inglesa como Inglaterra, Canadá, Irlanda e etc. também celebram.
Hoje em dia, essa comemoração perdeu um pouco seu caráter religioso, ficando um clima mais de brincadeira e diversão (tipo, carnaval no Brasil só que mais comportado).
Como esta data não está ligada a nenhuma instituição, a organização das festas fica por conta de colégios, empresas, clubes, famílias, amigos e etc.
Pessoas de todas as idades se fantasiam com trajes assustadores. E as crianças batem de porta em porta, dizendo o famoso "Trick or treat?", traduzido no Brasil como "Gostosuras ou travessuras?". No caso, se o morador não der doces, as crianças fazem a zona na casa da pessoa. Essa parte de "travessuras" fica mais pela teoria e tradição da data, não necessariamente na prática.
Mas isso tudo não deve ser novidade pra quase ninguém devido aos milhares de filmes e séries que já abordaram o assunto.
Falando nisso, não faltam filmes que abordem o Halloween, inclusive comédias. Mas os que eu gosto mesmo são os filmes de terror. E então, qual seu filme de terror favorito?

Pra fechar o assunto,

Esse lance de "Dia das Bruxas" já vem fazendo um certo sucesso no Brasil de uns anos para cá. Tem grupos de amigos, colégios e até clubes organizando festas pra comemorar a data, e eu acho super legal.
E então, o que você acha do Halloween?
Portanto, vamos colocar uma fantasia e curtir o dia LOL

Até o próximo post, galera.

See ya!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário